A leitura surgiu em minha trajetória
pela vida. Ao perceber que não teria outro caminho para conhecer pessoas,
lugares e obter conhecimento. Claro que tudo era difícil. Livros eram
raros, em uma casa onde a mãe não era alfabetizada e o pai havia cursado apenas o
segundo ano primário. Embora fosse uma pessoa muito lúcida e inteligente. No
entanto os recursos eram parcos.
Foi na escola, desde os primeiros anos, o lugar de oportunidades, onde conheci histórias, autores e principalmente a paixão pelos livros.
Quanto à escrita, tive dificuldades nos primeiros anos. Por não ter tido vivências com a escrita e a leitura, na idade mais rica; em termos de aprendizagem. Posto que nem cursei a pré escola!
As experiências como professora, mãe e avó, mostraram me a importância do contato com as histórias. Com a leitura simulada e com os rabiscos ( aqueles que a criança faz ainda pequena, sozinha). Ao para professora Wilma , responsável pelas aulas de literatura da faculdade, o quê deveria fazer para estimular meus filhos, no tocante a leitura. A mesma me disse: - deixe livros por toda a casa. Na Cozinha , banheiro e quarto. Não foi difícil .Visto que tanto eu quanto meu marido estávamos cursando a faculdade e nossas leituras. De todo tipo. Ficavam mesmo pela casa, além logicamente das leituras infantis. Assim formaram-se bons leitores e hoje percorrem o mesmo trajeto com seus filhos.
CONCEIÇÃO REIS
Foi na escola, desde os primeiros anos, o lugar de oportunidades, onde conheci histórias, autores e principalmente a paixão pelos livros.
Quanto à escrita, tive dificuldades nos primeiros anos. Por não ter tido vivências com a escrita e a leitura, na idade mais rica; em termos de aprendizagem. Posto que nem cursei a pré escola!
As experiências como professora, mãe e avó, mostraram me a importância do contato com as histórias. Com a leitura simulada e com os rabiscos ( aqueles que a criança faz ainda pequena, sozinha). Ao para professora Wilma , responsável pelas aulas de literatura da faculdade, o quê deveria fazer para estimular meus filhos, no tocante a leitura. A mesma me disse: - deixe livros por toda a casa. Na Cozinha , banheiro e quarto. Não foi difícil .Visto que tanto eu quanto meu marido estávamos cursando a faculdade e nossas leituras. De todo tipo. Ficavam mesmo pela casa, além logicamente das leituras infantis. Assim formaram-se bons leitores e hoje percorrem o mesmo trajeto com seus filhos.
CONCEIÇÃO REIS
Gostei e já levei para o meu blog individual que irei trabalhar com os meus alunos
ResponderExcluirGRATA, POR PRESTIGIAR...
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir