quarta-feira, 5 de junho de 2013

Experiências com a leitura e escrita

                              EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA E A ESCRITA
A leitura surgiu em minha trajetória pela vida. Ao perceber que não teria outro caminho para conhecer pessoas, lugares e obter conhecimento. Claro que tudo era difícil. Livros eram raros, em uma casa onde a mãe não era alfabetizada e o pai havia cursado apenas o segundo ano primário. Embora fosse uma pessoa muito lúcida e inteligente. No entanto os recursos eram parcos.
 Foi na escola, desde os primeiros anos, o lugar de oportunidades, onde conheci histórias, autores e principalmente  a  paixão pelos livros.
 Quanto à escrita, tive dificuldades nos primeiros anos. Por não ter tido vivências com a escrita e a leitura, na idade mais rica; em termos de aprendizagem. Posto que nem cursei a pré escola!  
As  experiências como professora, mãe e avó,  mostraram  me a importância do contato com as histórias. Com a leitura simulada e com os rabiscos ( aqueles que a criança faz ainda pequena, sozinha).          Ao para professora Wilma , responsável pelas aulas de literatura  da faculdade, o  quê deveria  fazer para  estimular meus filhos,  no tocante a leitura. A mesma me disse: - deixe livros por toda a casa. Na Cozinha , banheiro e quarto. Não foi difícil .Visto que tanto eu quanto meu marido estávamos cursando a faculdade e nossas leituras. De todo tipo. Ficavam mesmo pela casa, além logicamente das leituras infantis. Assim  formaram-se bons leitores e hoje percorrem o mesmo trajeto com seus filhos.

CONCEIÇÃO REIS 

3 comentários: