sábado, 15 de junho de 2013


"A formação leitora e escritora do professor"



Ao falarmos em letramento e de leitura para a cidadania. Penso que é o momento  de reconhecermos,  que devemos usar todas as ferramentas e recursos para atingirmos o ensino de qualidade.  Para mostrar ao aluno o quanto é importante, não apenas ler, mas aplicar o que aprendemos no cotidiano, em situações sociais. Devemos mostrar aos mesmos  o quanto  somos capazes de produzir um texto. Ao nosso estilo. Para que estes não se sintam tão distantes do autor. E percebam   o sabor de  poder  produzir. No exercício da leitura e escrita, é que  construímos  a competência, leitora e escritora. Construímos a competência  leitora e escritora, ao longo da nossa vida. E principalmente devemos mostrar que  somos agentes do nosso tempo e do registro que fazemos dele. Deste modo sempre que possível  mostre a eles que é capaz de produzir um texto poético, uma narrativa, um relato etc . E mostre principalmente que  não devem ter medo de expressar o que pensam ou sentem. Que escrever não é coisa só de Drumond, Mario Prata , Clarice Lispector.  Escrever, tanto quanto ler.  È  gostar. E passar para o papel “ ou  para o"Word”. Todo  seu  conhecimento  de mundo, construindo o conhecimento científico . Basta escolher  as palavras e maneiras de dizer!!!! Assim estará ajudando-os a construir este  letramento e a  capacidade leitora; para a cidadania. 

Conceição Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário